O que fazer quando a tintura começa a desbotar e quais as cores que mais desbotam?
Isso costuma ocorrer quando a tinta foi muito diluída pelo cabeleireiro. Existem produtos, xampus e tonalizantes para ajudar a conservar a tintura. O ideal é refazê-la. Os reflexos dourados e avermelhados dão mais trabalho, mas os tonalizantes podem ajudar a ‘acender” a cor. É preciso lembrar também que um cabelo saudável, com pontas aparadas regularmente e bem tratado mantém melhor a cor.


Fatores emocionais interferem?
O estresse e a depressão “consomem” elementos nutritivos importantes para o cabelo além de alterar a normalidade de alguns hormônios e que também agem negativamente na raiz do cabelo.


A queda dos cabelos pode ser atribuída à má alimentação?
Sim. Uma alimentação deficiente em vitaminas, minerais e aminoácidos pode levar à queda. As situações mais comuns são os regimes sem orientação médica, excesso de trabalho e alimentação seletiva (aquela em que a pessoa só come carne ou massa). Para evitar a queda de cabelos é importante adotar uma dieta rica em legumes e verduras, leite e carnes.


A cor dos cabelos pode mudar com o passar dos anos? Por quê isso acontece?
A cor natural (determinada pela melanina, um dos pigmentos responsáveis pela cor do cabelo e da pele) varia em função da idade. Os cabelos escurecem durante a infância e a adolescência, apresentam um período estacionário na idade adulta e, após essa fase, começam a aparecer os primeiros fios brancos (sinal de que a melanina está sendo produzida em menor escala).


Como dar volume e forma a cabelos finos e lisos, sem precisar recorrer à permanente?
Os finalizadores (mousse, spraying gel e hair spray) e produtos leave in (sem enxágüe) são os mais utilizados para conseguir esses efeitos. Após lavar os cabelos, retire o excesso de água com uma toalha secando suavemente as raízes, sempre com a cabeça para baixo. Em seguida, aplique a mousse, usando as mãos para dar forma ao penteado. Se quiser acentuar detalhes, - como franja, nuca, laterais ou levantar as raízes, escolha um hair spray. Os produtos chamados reestruturadores também são ótimos para dar volume, pois reforçam a estrutura dos cabelos. O uso contínuo intensifica a ação do tratamento e os cabelos ganham volume natural.


O que fazer para tirar o arrepiado dos fios, como tratar o cabelo “elétrico”?
Para se livrar desse problema, use sempre algum tipo de máscara capilar, nunca esqueça do condicionador e apele para os tratamentos leave in.


Posso fazer permanente e tintura no mesmo dia?
Os dois tratamentos agem na estrutura interna e externa do cabelo. Portanto, não é recomendável que sejam realizados no mesmo dia. O correto é esperar entre oito e dez dias entre um processo e outro.


Qual a diferença entre suporte e permanente?
São processos parecidos, só que para a permanente usa-se acessórios tradicionais (bigudins mais finos) e o efeito nos cabelos é de cachos mais pronunciados. No suporte, são usados elementos mais variados e modernos (bobes, bigudins mais largos e até clips) criando um look mais leve, com ondas, volume e movimento.


Se os cabelos ficarem muito enrolados com a permanente é possível consertar o estrago?
As hidratações profundas e os restauradores capilares ajudam. Não use nenhum tipo de alisante para soltar os cachos – o melhor é um penteado com escova.


Depois da permanente, como intensificar o cacheado?
Usando xampu e condicionador para cabelos permanentados e, após a lavagem, aplicando uma mousse ou gel com suave fixação.


Que produto usar para combater o ressecamento após a permanente?
Imediatamente após um tratamento químico como a permanente recomenda-se usar um condicionador intensivo específico para cabelos sensibilizados, capaz de estabilizar a estrutura capilar. Adote ainda uma linha de produtos específicos para cabelos com permanente.


Que tipo de tratamento é mais indicado para cabelos crespos, finos e tingidos?
Os tratamentos intensivos com hidratação profunda. Escolha xampus com óleo de jojoba, proteína de soja, um condicionador com lanolina hidrolizada de seda e produtos com queratina líquida.


O que é melhor para alisar temporariamente os cabelos? bobe, escova ou touca?
A escova e o secador são imbatíveis no quesito rapidez. Mas, para não fragilizar demais os fios, o melhor é recorrer aos bobes grandes, tirando as marcas deixadas por eles com uma escova redonda e grossa. A touca deixa o cabelo lisinho, mas é preciso enrolar o cabelo em toda circunferência da cabeça dos dois lados para ganhar uniformidade.


Qual a diferença entre alisamento, relaxamento e amaciamento?
Nesses processos o produto utilizado é o mesmo, a diferença está na técnica. No alisamento, as mechas são penteadas com mais força, mais pressão, para se conseguir um liso total. Quando a intenção é diminuir o volume, dar mais movimento ao cabelo, soltar os cachos, obter ondas mais largas, faz-se um relaxamento, o que significa que a técnica de pentear é mais suave.


Qual a regularidade ideal para alisar os cabelos sem prejudicar os fios?
É recomendável esperar pelo menos dois ou três meses para aplicar o produto novamente, só na parte crescida do cabelo e a um centímetro afastado do couro cabeludo.


Dá para fazer escova todos os dias em cabelos submetidos ao relaxamento?
É melhor limitar a escova a uma vez por semana, evitando o uso do secador quente.


Como saber se o cabelo pode ser alisado sem dar problemas?
Antes de fazer um tratamento químico pela primeira vez, seja qual for o processo, é indispensável realizar um teste, tanto em uma mecha quanto na pele. Podem ocorrer reações alérgicas – é possível que o cabelo não seja compatível com o trabalho químico. Se o cabelo ou a pele ficarem irritados, não faça.


Cabelos cacheados, mais finos, podem recorrer ao relaxamento sem perigo de fragilizar ainda mais os fios?
Sim, porque existem produtos de alisamento e amaciamento especialmente formulados para cabelos finos e sensíveis, com substâncias de tratamento (extrato de camomila e óleo de jojoba, entre outras).


Como reconhecer um bom profissional da área?
Caso você não conheça nenhum cabeleireiro, proceda como se procurasse um médico – pergunte, peça recomendações. Depois de escolhido o profissional, converse com ele, faça com que conheça seus desejos e, em conjunto, decidam pelo melhor. O bom cabeleireiro faz, antes de mais nada, os testes necessários e não impõe – escuta e aconselha.


Qual a melhor maneira de alisar sem maltratar o cabelo: a técnica com chapinhas quentes ou alisamento a frio?
Alisar, penteando o cabelo todos os dias com chapinha quente, acaba sensibilizando os fios. Um alisamento feito por um bom profissional, com produtos de boa qualidade, evita este problema, além de não dar tanto trabalho e tomar tempo.


É possível apagar uma tintura manchada no cabelo com outra tintura por cima?
Não. No caso de colorações permanentes, só se pode eliminar o produto com uma decapagem, ou seja, um processo de limpeza que deve ser feito por um profissional.


Dá para fazer reflexos por cima da tintura sem prejudicar o cabelo?
Sim, é possível, mas o profissional que vai fazer este trabalho deve avaliar antes o estado dos cabelos para definir como proceder. Se as mechas forem feitas no mesmo dia, é recomendável usar água oxigenada de volume mais baixo que o aplicado em cabelos naturais.


Xampu tonalizando (ou tom sobre tom) é menos agressivo que a tintura?
Os tonalizantes sensibilizam menos os cabelos, porque não mexem com a estrutura química dos fios (não contém amônia e não exigem descoloração prévia, por exemplo) mas, como duram menos tempo, obrigam ao uso mais frequente. Em compensação, uma coloração (tintura) permanente, além de durar mais, permite clarear e cobrir até 100% dos cabelos brancos.


A henna é inofensiva para os cabelos?
A henna natural (sem nenhuma cor) é uma planta e, dependendo da forma como é industrializada, pode ser considerada inofensiva. Já as hennas com reflexos ou cores específicas (dourado, acobreado, marrom) contém corantes artificiais, que podem ressecar os fios, da mesma maneira que as tinturas.


Que efeito tem o silicone nos fios? Como usá-los corretamente? Pode ser usado em cabelos oleosos, sem risco de emplastar os fios?
O silicone age como uma luva ou maquiagem: cobre externamente e momentaneamente o fio, proporcionando a imagem de um cabelo tratado. Esse tratamento dura só até a lavagem e é uma solução temporária. Use com moderação, porque seu excesso elimina o volume do cabelo. Alguns silicones são usados em fios secos, agindo como finalizadores, outros em cabelos molhados, para “selar” as pontas. No caso dos cabelos oleosos, restrinja o uso às pontas.


O uso abusivo de cosméticos capilares (fixadores de penteado, gel, mousse) pode acabar tirando o brilho do cabelo?
Depende da frequência de uso e qualidade do produto. Evite usá-los diariamente. Tudo em excesso acaba trazendo mais prejuízos do que benefícios.


Passar óleo nos fios antes de se expor ao sol protege o cabelo?
Somente os óleos siliconados e com protetor solar, que formam uma barreira contra os raios solares.


Como resolver o problema de fios queimados pelo sol sem recorrer a produtos químicos?
Fios ressecados e clareados pelo sol precisam ser tratados com produtos específicos (escolha xampus e cremes com proteínas de soja ou seda, óleo de jojoba e hidrolisado de queratina). Se estiverem com a cor desbotada, recomenda-se uma rinsagem ou um tonalizando sem amônia.


CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIRETA

Para maior comodidade de nossos pacientes disponibilizamos meios de comunicação direta para tirar suas dúvidas não médicas em cirurgia plástica corporal e facial, transplante capilar, dermatologia & laser. O chat online e um email exclusivo (equipe@valeplastica.com.br), atendidos pelas secretárias que darão informações não médicas.

CLIQUE AQUI PARA CHAT ONLINE | CLIQUE AQUI PARA SOLICITAÇÕES VIA EMAIL


OBJETIVOS DE NOSSO SITE
• Informar a população leiga sobre os tratamentos disponíveis e consagrados cientificamente em Cirurgia Plástica e Dermatologia.

• O conteúdo deste site não garante, insinua ou promete resultados e é apenas informativo ao público leigo e aos nossos pacientes.

• Não anunciamos aqui técnicas exclusivas e sim tratamentos consagrados cientificamente e de domínio das Especialidades Médicas de Cirurgia Plástica e Dermatologia.

• Não existe fotos de pacientes em nosso site, todas as fotos de pessoas aqui vinculadas são meramente ilustrativas de pessoas comuns e que gozam de boa saúde.

Não realizamos consulta médica on-line, nosso atendimento on-line é um atendimento através de nossas secretárias que poderão esclarecer dúvidas não relacionadas a medicina.

• Seguimos regras do CRM sobre sites médicos éticos através da resolução da mesma.

• Clique aqui e leia nossa Politica de Privacidade e Manual de Principios Éticos para sites de Medicina e Saúde


Calvície Feminina | O que é | Características | Tipos | Tratamento Dermatológico | Diagnóstico | Transplante com Fios Longos |
Perguntas Frequentes






São José dos Campos - S.P.
ValePlástica & ValeDermo
Hair Transplant Brazilian Medical Group
Dermoplastic
Rua Esperança, 40 - Vila Adyanna
Jacareí - S.P.
ValePlástica & ValeDermo
Hair Transplant Brazilian Medical Group
Dermoplastic
Rua Floriano Peixoto, 148 - Centro

Desenvolvido por www.saojosedoscampos.com.br